EXMA. SRª. PROFª. ANA PAULA SIQUEIRA

Mini-Curriculo

Deputada Estadual - Rede/MG. Ana Paula Siqueira é professora e graduada em Serviço Social. É mãe de três filhos. Deputada em primeiro mandato, pela Rede Sustentabilidade, é negra e integra a primeira legislatura da Assembleia Legislativa a eleger mulheres negras.


Ana Paula Siqueira está em seu primeiro mandato. É mãe do João, do Antônio e do Manoel. Nasceu e cresceu na periferia de Belo Horizonte, no Alto Vera Cruz. É negra e faz parte a primeira legislatura da Assembleia de Minas a eleger deputadas negras. Assistente social e professora. Defende a educação de qualidade como fator de transformação social.
Com experiências em cargos de chefia nos ambientes público e privado (como subsecretária de Participação Popular em BH e coordenadora-geral da Associação Pré-UFMG), desenvolveu a habilidade de gestão e liderança.
Dos movimentos da Igreja Católica, carrega a fé de que é possível superar dificuldades. Acredita e trabalha pela efetiva participação das mulheres na política. Com garra, pautou e conseguiu garantir a inclusão da licença-maternidade para parlamentares na Assembleia. Se dedica diariamente para construir um mandato participativo, com diálogo e troca de experiências com a população. É na escuta atenta que mais se encontro com a diversidade de Minas.
Na Assembleia, já apresentou 82 projetos de lei. Tem uma atuação em uma pauta plural, assim como aqueles que representa. O fortalecimento dos direitos das mulheres e de uma sociedade sustentável que alia desenvolvimento e preservação do meio ambiente são algumas das suas prioridades. É coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Frente dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais e da Frente da Engenharia.
Também é membro da Comissão de Constituição e Justiça, e vice-presidente da Comissão de Combate e Prevenção ao Uso de Crack e Outras Drogas. Participa da Frente da Agroecologia, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar; da Ciência, Pesquisa e Tecnologia; e da Serra da Piedade.