EXMA. SRTª. TABATA CLÁUDIA AMARAL DE PONTES

Mini-Curriculo

Deputada Federal do Brasil - PSB/SP. Formada em ciências políticas e astrofísica pela Universidade Harvard. Cofundadora do Movimento Mapa Educação e do Movimento Acredito que busca a renovação do congresso.

Tabata Cláudia Amaral de Pontes (São Paulo, 14 de novembro de 1993) é uma politóloga, astrofísica, deputada federal e ativista pela educação brasileira filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
É deputada federal por São Paulo, eleita pelo PDT. Foi a sexta candidata mais votada no estado, com 264 mil votos, nas eleições de 2018.
Em maio de 2021 Tabata entrou com recurso para se desfiliar do PDT, sem perda do mandato, que acabou ganhando. Em setembro anunciou a filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Tabata é cofundadora do Movimento Mapa Educação, e do Movimento Acredito que busca a renovação do congresso. Em outubro de 2017, foi uma das onze lideranças a participar de um encontro com o ex-presidente americano Barack Obama em sua passagem por São Paulo. Em julho de 2018, foi a mais jovem liderança a participar de um debate com a ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai em sua primeira visita ao Brasil. Em 2019, foi indicada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Formada em ciências políticas e astrofísica pela Universidade Harvard, representou o Brasil em cinco competições internacionais de ciências, tendo sido também colunista da Rádio CBN em São Paulo e da revista Glamour. Desde abril de 2019, é colunista do jornal Folha de S.Paulo e do Nexo Jornal.