EXMO. SR. FRANCISCO JÚNIOR

Deputado Federal do Brasil - PSD/GO. Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Formou-se em Direito pela PUC-Goiás. Atuante no movimento da Renovação Carismática Católica - RCC, foi coordenador em nível Arquidiocesano e Estadual e membro do Conselho Nacional RCC Brasil.

Francisco Rodrigues Vale Júnior nasceu em Goiânia, é casado e pai de três filhos. Formou-se em Direito em 1996 pela antiga Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, onde também é Pós-Graduado em Relações Internacionais Mercosul, e também é Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.
Sua primeira profissão foi a de menor auxiliar de serviços gerais no Banco do Brasil, posteriormente atuou como professor durante 14 anos, ensinando geometria descritiva, ensino religioso, filosofia e sociologia no Colégio Santo Agostinho e na Universidade Católica de Goiás.
Atuante no movimento da Renovação Carismática Católica - RCC, desde 1990, foi coordenador em nível Arquidiocesano e Estadual (2000/2004), e membro do Conselho Nacional RCC Brasil por vários anos. Continua participando do Grupo de Oração em Goiânia, dos Conselhos da RCC Goiânia e Goiás, da Associação Servos de Deus, obra social da RCC, e ministrando palestras por todo estado de Goiás.
Foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia de 2005 a 2008, adotando o diálogo foi responsável pela elaboração e aprovação do Plano Diretor de Goiânia – PDG/2007.
Com votação expressiva, em 2008 foi eleito vereador na capital e escolhido, por unanimidade, como presidente da Câmara Municipal de Goiânia para gestão 2009/2010 com atuação moderna e transparente.
Foi eleito Deputado Estadual em 2010 pela primeira vez, e assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Foi reeleito em 2014 para continuar o trabalho de interlocução com o Governo Estadual e outros poderes em favor da sociedade, e assumiu a presidência da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
Sua atuação parlamentar tem como foco a defesa da vida e o desenvolvimento sustentável, com especial atenção às entidades, os movimentos sociais e a qualidade de vida de cada cidadão, expressos em diversos Projetos e Leis já em vigor.
Em 2016, Francisco Júnior foi candidato a prefeito de Goiânia. Fez uma campanha propositiva e inovadora, tanto no formato quanto no conteúdo, chamando a atenção da população e dos veículos de imprensa ao propor um jeito próprio de fazer política.
Em dezembro de 2017 Francisco Jr lançou o livro: “A Função Social da Propriedade Urbana de Goiânia”, o qual nasceu de uma dissertação do mestrado e foi atualizado durante anos fazendo com que ela se torne atual.
Em fevereiro de 2019 tomou posse como Deputado Federal em Brasília. Assumiu por todo o ano a vice-liderança do partido (PSD) na Câmara e atuou nas Comissões de Minas e Energia; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Desenvolvimento Urbano; além de outras comissões temáticas temporárias.
Na comissão de desenvolvimento urbano foi propositor da subcomissão sobre Cidades Inteligentes na qual desenvolveu um amplo estudo sobre o tema, e atuou em conjunto com a relatoria que assumiu no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) também sobre Cidades Inteligentes.
Francisco Jr se tornou referência em trazer ao debate do Congresso Nacional a necessidade de adaptação e evolução das cidades de forma mais inteligente e que tragam ao cidadão uma melhor qualidade de vida. Focado na capital de Goiás, Francisco Jr trouxe o debate estratégico sobre Cidades Inteligentes para Goiânia e lançou o projeto “CHIS DA QUESTÃO” com o propósito de dialogar sobre uma Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS) (www.chisdaquestao.com.br).
Em 2019 apresentou 58 propostas legislativas na Câmara, foi relator de 13 e participou de debates e votações históricas como a Reforma da Previdência. Junto a bancada goiana e individualmente conseguiu viabilizar milhões de reais em emendas para os municípios goianos e com uma importante referência assumiu a presidência da FRENTE PARLAMENTAR CATÓLICA.
Em 2020 diante da pandemia do novo coronavírus foi designado e assumiu a relatoria da Comissão Mista no âmbito do Congresso Nacional destinada a acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao Coronavírus (Covid-19), nos termos do Decreto Legislativo nº 6, de 2020.