S. EMª. REVMª. CARDEAL DOM SÉRGIO DA ROCHA

Dom Sérgio da Rocha (Matão, 21 de outubro de 1959) é um cardeal católico brasileiro. Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina, foi o quarto arcebispo metropolitano de Brasília. É atualmente o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.
Filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronesi, nasceu na localidade de Fazenda Santo Antônio do município de Dobrada, que na época de seu nascimento era distrito de Matão.
Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, aos 14 de dezembro de 1984.
Cursou Filosofia no Seminário de São Carlos e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez pós-graduação a nível de Mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no dia 21 de janeiro de 1997.
Foi Diretor Espiritual no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos; Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos.
Na Diocese de São Carlos exerceu os seguintes encargos: foi assessor da Pastoral da Juventude, Coordenador da Pastoral Vocacional, Coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral e Reitor da Igreja São Judas Tadeu, em São Carlos.
De 1989 a 2001 foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Colaborou como professor em Porto Velho, no Projeto Missionário Sul I-Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luis de Montes Belos, Igreja-Irmã da Diocese de São Carlos.